Tutoriais & Dicas
Escolha o nome certo para seu blog

Tal qual acontece com os produtos, os nomes dos blogs querem dizer, seja de maneira séria ou engraçada, o que eles trazem em seu conteúdo. São os rótulos que levam consigo. Mas, atualmente, vemos cada rótulo esquisito que vou te contar, viu…

É um fato estranho, mas acontece. Geralmente ocorre por dois motivos:

O blogueiro é iniciante e não entende nada de web, por isso escolhe um nome muito comprido e estranho;
O nome que ele gostaria de usar já foi escolhido por outro, em um serviço de blogs gratuitos.
Então, o cara, que de início queria registrar o domínio www.comoganhardinheiroonline.blogspot.com, usa uma combinação desses nomes, coisa como www.ganharonlinecomodinheiro.blogspot.com. Achou estranho? Procure na web e verá que tem coisa muito pior.

A importância de um nome

Como disse acima, um bom nome é o primeiro passo para um bom blog. Ele dá o tom e diz do que se trata o blog. Portanto, da mesma forma que damos preferência a nomes impactantes, fáceis de gravar, marcantes e que tenham a ver com ele, temos de ter o mesmo cuidado com o nome do blog, se quisermos investir nele credibilidade e profissionalismo.

Exclui dessa observação os nomes de blogs baseados no nome do autor(a). Já que a blogagem nasceu da postagem de fatos e opiniões pessoais dos autores, nada mais lógico que dar ao blog o nome do autor. Contudo, usar um nome pessoal para um blog profissional, ao meu ver, só cola quando o autor já tem notoriedade. O blog do Luis Nassif já nasceu com a credibilidade do jornalista, diferente do blog que expõe as opiniões e críticas do Beltrano de Tal, que só a mãe dele e seus credores sabem que é.

Como escolher o melhor nome para um blog

Não existem segredos sórdidos e milenares de como fazer isso. Contudo, preste atenção às dicas abaixo:

Palavras-chaves: Escolha palavras que estejam de acordo com o assunto principal do blog e junte todas numa lista. Faça diversas combinações com eles e selecione com calma. Conforme recomendado pelo Criar Blog, use o Google Insights for Search. Veja como usar neste link aqui;
Seja breve: Não coloque nomes muito compridos. Procure sintetizar o tema do seu blog em poucas palavras, ainda mais se ele vier acompanhado de .wordpress ou .blogspot;
Inove: Não fique copiando os nomes dos outros. Não é porque o site www.marketing.com é do jeito que você gosta que deve usar um domínio como www.marketing.net. Ao invés disso, use algo criativo, como www.pontomarketing.com (similar, não igual, ok?).
Munido dessas informações, você conseguirá dar ao seu blog um nome tão bonito que irá querer batizar seu cachorro com o mesmo nome!

Créditos: Ponto Marketing
Dúvidas? Perguntas? Comente para que eu possa esclarecer tua dúvida!
0 Comentários
Marcadores: